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sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami

Como é que vai ser?

Ô, meu Deus!
Tsunami outra vez.
Pra onde é que vamos correr?
Haverá um tempo onde exaltaremos eclipses,
e exaltaremos a supremacia da natureza.
Bens móveis e imóveis,
bens espirituais vem sendo destruídos.
E nós...
E nós?
Parece que quanto mais se come,
mais se tem fome.
Quanto mais se tem mais se deseja.
Mas o homem, que pensa que é estrela
deixa escapar palavras ofensivas,
quase inflexíveis ainda,
mostra-se adversário.
Entretanto, Senhor, não nos esqueça.

Cecília Fidelli

quarta-feira, 9 de março de 2011

Curiosidades sobre a participação feminina na sociedade brasileira

As mulheres brasileiras obtiveram direito ao voto em 1932, quando a novo Código Eleitoral, sancionado por Getúlio Vargas, dava às mulheres o direito de votarem e serem votadas

Em 1933, um ano depois do sufrágio feminino no Brasil, foram eleitas 8 deputadas em todo País.

Em 1937 Bertha Lutz apresenta o primeiro projeto de lei do Estatuto da Mulher do País.

Em 1980 é criado em São Paulo o primeiro grupo de combate à violência contra mulher, o "SOS Mulher".

Em 1984 é criado o primeiro Conselho Nacional de Defesa da Mulher

Em 1986 é criada a primeira Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (DEAM), em São Paulo.

Em 1994 é criada primeira lei de cotas, que estabelece 20% de candidatas mulheres nas listas partidárias para as eleições de 1996 (Lei 9.100/95)

Em 1997, nova lei eleitoral estabelece 30% de candidatas mulheres nas listas partidárias para as eleições de 2000.

Fonte: "Uma história do feminismo no Brasil", de Céli Regina Jardim Pinto

Curiosidade

Como Surgiram as Bicicletas?


O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816.
Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guidão, apareceu a “Draisiana”, bicicleta que von Drais usou para percorrer o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o primeiro “recorde ciclístico”.
Os modelos de Drais se caracterizavam por uma série de acessórios.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca a avanço da roda traseira. O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o invento ficou conhecido como “Velocípede”.