Direitos Autorais -
Lei número 9.610 - de 19.02.1998.

Ao repassar, respeite os direitos autorais.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ENTREVISTA - WAGNER SANTOS.


Entrevista com Wagner Santos, poeta e amigo, escritor,
cidadão Itanhaense e pré-candidato a vereador da
nossa cidade - Itanhaém - Litoral Sul de S. Paulo.

1. Por quê quer se candidatar?
Fale um pouco dos seus ideais políticos.

Bom. Tudo começou numa tarde em visita a APAE Itanhaém e ver o descaso da atual administração pública com nossos atendidos e ainda saber que a nossa primeira dama municipal é madrinha deles. Foi revoltante. Foi então que resolvi mergulhar de cabeça na política com propostas, primeiro como cidadão que adora esta cidade que escolhi para viver e depois tentar na política um algo a mais para a cidade num todo.

2. Em que áreas pretende atuar exatamente,
com focos mais específicos? -
Falo de propostas para soluções de problemas.

Esta pergunta gostaria de começar a responder deste modo: O vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil. O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislativo, seja visitando as comunidades ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara. Mas, em grande parte do tempo, estão nos gabinetes, nas comissões técnicas ou em plenário, onde são apreciadas e votadas as maiorias dos projetos que podem se transformar em leis municipais.

Fonte: instituto agora  site:  http://www.institutoagora.org.br/node/331

Mas eu não poderia deixar de dizer que como escritor, serei mais atuante na cultura e educação municipal. Hoje o Vice-Prefeito Rui Santos que sempre manteve as portas abertas de seu gabinete a minha pessoa e a qualquer cidadão de Itanhaém com toda sua paciência ouviu minhas propostas e me solicitou ajuda nesta caminhada. Como cidadão de Itanhaem que gosta e que luta por nossa cidade eu não poderia recusar um pedido vindo logo de nosso vice-prefeito,  então, comecei a montar projetos para uma cidade melhor, mas infelizmente o administrador desta cidade e a secretaria de educação não deram o devido carinho a estes projetos como a muitos outros e agora nosso vice-prefeito abraçou todos, eu o admiro pela forma carinhosa que disse sim aos projetos e num futuro próximo a oportunidade de colocá-los em prática.
Como já foi citado acima sobre legislar e fiscalizar é obrigação do Vereador, mas acima disto estar também apresentando soluções ao prefeito que pode ouvi-los se ambos tiverem afinidades. Pois tanto os vereadores como o prefeito tem que observar o que é melhor para a população. Atualmente vejo falhas neste sistema.


3. A Cultura, em geral, muito me interessa.
Quais são seus planos, já que é escritor, poeta
e pertence a UBE - União Brasileira de Escritores?

A Cultura é primordial não apenas a uma pessoa, mas a uma nação. Eu comecei a escrever poesias aos 9 anos de idade. Fui chefe do Dpto Cultural da Escola Senai Humberto Reis Costa na Vila Alpina em São Paulo aos 13 para 14 anos. Ganhei concurso de musica carismática na igreja católica compondo a musica com 15 anos de idade, Aos 18 anos servi nossas Forças Armadas no Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília. Na época do nosso presidente Fernando Collor de Melo. Servi a 4ª Companhia de Infantaria de Guarda a Soberana - Servi ao Pelopes ( Pelotão de Operações Especiais)  desta Companhia. Era dentro do pelotão o soldado Mensageiro. (Cargo designado a um soldado em  uma guerra entre os soldados é o cargo mais importante).  Trabalhei na Sargenteação da 4ª Companhia, Era também responsável pela correspondência dentro da companhia, toda e qualquer carta e ou oficio da companhia  a ser enviado ao coronel do Batalhão era feita por mim.  Recebi menções honrosas em minha passagem pelo Batalhão. Elogios de meus superiores para continuar a servir nas forças armadas brasileira nesta mesma época eu escrevia poemas no quartel e muitos amigos os copiavam para enviar a suas amadas. Voltei para São Paulo, Fui premiado no Concurso de poesias do Jornal Publicidade Tendência de 1994 com a publicação de uma poesia em sua coletânea, concorrendo com escritores renomados no país. Alguns anos Depois este mesmo livre abriu as portas da União Brasileira de Escritores, Anos depois fui conhecer através de um amigo comum meu grande irmão e parceiro Rhalf Marcio ( Aparecido Marcio do Espírito Santo) amigo este e irmão de muitas parceiras em escritas como peças de Teatro, alguns roteiros, muitos poemas, trabalhamos junto por 10 anos no radio em programas como Cheiro da Terra, Love Night, Salada Mista e passamos por inúmeras rádios, Alternativa, Everest, nova amiga, ANCB, Radio Atual, Radio Formosa, entre outras. Trabalhamos com novos Talentos Juntamente com nossa amiga Rosa Godoy ( Rosalina Godoy) então, escrever esta em meu sangue e em minha alma.  Isto é apenas um breve relato, para não ficar muito extenso.rs.. Minha Vida Estudantil foi basicamente na escola publica toda minha formação, na época em que os professores eram respeitados, que escola reprovava aluno, que a obrigação e a responsabilidade do filho era ser aprovado de ano, caso contrario era vexatório a família. Devo muito disto aos meus pais.  Então,  junto ao vice-prefeito Ruy Santos apresentei como cidadão inúmeros projetos voltados à cultura e educação. E Quero poder ter a oportunidade de ajudar ele nestes projetos.

4. As drogas estão aos nossos olhos
no Brasil e no mundo.
Em Itanhaem, não é diferente.
Você vê perspectivas aos nossos jovens?

Vejo sim, mas bem distante das drogas. Eu acho que um bom projeto educacional e cultural onde vc agrega o talento, perspectiva de vida, esperança no futuro e modificando o presente já é um grande avanço a todos. Quer “viajar legal” leia um bom livro, Crie suas histórias. Participe de Oficinas Culturais, você Vera que isto é muito mais legal que qualquer droga e o efeito é imediato e duradouro.

5. A saúde em Itanhaem, está doente?
Eu, por exemplo, estou, digo, estava na fila pra cirurgia
de catarata há mais de três anos. Agora, estou aguardando
através do AME - PRAIA GRANDE. KKKKK
(Só rindo, mesmo). Deve acontecer em Setembro próximo.
Três anos, considerando que tenho diabetes, e uma longa
espera. Uma simples cauterização em lesão de pele...
Só pra Dezembro!!!

Falar da Saúde pública nesta cidade é muito difícil mesmo por que não podemos elogiar médicos do P.S, pois eles fazem atendimento a jato. (minha esposa foi atendida dentro do consultório em 54s) o Engraço é que temos o Hospital Regional da cidade que é mantido pelo governo estadual que é do mesmo partido do atual prefeito e eles não entram num acordo para atender a população e nosso vice fica de mãos atadas não podendo trabalhar... Mas teremos novidades para daqui uns dias que eu ainda não posso afirmar neste momento, mas o Ruy Santos terá ótimas novidades já agora. Até o fim do ano no sentido da criança. Está tudo 90% encaminhado. O Ruy Santos que esta trazendo que isto fique bem claro.

6. Corrupções e fraudes no país, tem jeito?
O povo entrega a chave dos cofres públicos
na certeza de que estará em boas mãos quando vota...

Estes dias eu li uma reportagem onde dizia que na China um grande executivo foi condenado à morte por corrupção. Lá quando uma pessoa é pega corrompendo ou corrupto a família toda fica marcada. E é isto.Se a moda pega...
Em umas das conversas que eu tive com o Ruy Santos ele falou sofre um modo de governar chamado de gestão participativa.  E nos convencemos que esta é a maneira correta de governar o povo decide como usar os recursos e onde usar.

7. Progresso Concreto.
Dizem as - boas línguas - que Itanhaém, por ser a
segunda cidade do Brasil, está pelo menos 400 anos
atrasada. Por quê será que nossa cidade não leva fé
na construção civil - Tremenda geradora de empregos?
A desculpa ECOLOGIA ESTÁ POR TRÁS DISSO?
Será que não deveríamos priorizar o ser humano,
a sobrevivência antes de qualquer outra coisa?
E não seria possível conciliar as duas coisas?

Vou dividir esta sua pergunta em 4 partes.  Quando você cita a construção civil, lembre-se que o Ruy Santos é arquiteto e que os projetos até hoje realizados pela prefeitura no sentido urbanístico da cidade foi ele que criou perdendo até madrugadas de sono.  Então a construção civil nas mãos do Rui será uma grande geradora de empregos. Quanto aos ecologistas, não adianta a gente ficar transferindo responsabilidades e como nós errarmos é alguém errar mais feio e dizermos olha eu errei mas o dele é pior.Ambos erram... Os ecologistas se falam dizem o que sabem,  o certo não é briga e sim sentar numa mesa e conversar ,  tentar achar um ponto em comum.
 Quanto a priorizar o ser humano...  A atual administração da responsabilidade do Senhor Forssell que Criou o PAI 200, mas que deixa o Marambaia 1 sem água em casa, sem luz na rua e sem esgoto nas casas e sem calçamento nas ruas e destina verba onde ele acha que lhes convém isto não é priorizar o ser humano e destinar recursos a revelia. Quanto à sobrevivência. Já citei o caso do Marambaia 1 e sem dizer que eles também não tem condução para nossa cidade. Eles vivem de água de poço se quiserem beber água ou comprar água em galões, poderiam mandar a conta pro PAI 200 fica a sugestão... Conciliar tudo é possível.Uma gestão participativa é a solução.  Uma vez eu tive juntamente com meu parceiro Rhalf Marcio nosso programa foi  copiado ( cheiro da Terra), e foram vender a idéia para a rádio concorrente... E não virou o programa lá...Sabe por que. Por que quem estava no comando do programa lá não tinha a humildade, a cumplicidade e a parceria com o próximo. No caso meu e do Rhalf havia cumplicidade de uma ajudar o outro e ambos ouvir nossos ouvintes e o que eles gostariam que tocássemos para eles. E assim tínhamos o recorde de audiência na Radio e ninguém sabia o porque. É assim que funciona todos num sentido único, população, executivo e legislativo. Mais contato direto e menos jogo de conchavo.

8. Politicagem, oposições... Esquemas.
Você não acha que está na hora de um pouco
mais de moralidade?

Um pouco mais não...Muita moralidade...E na Gestão participativa é o povo que ira decidir...Pode ter certeza que depois desta entrevista muito pré-candidato vai falar em gestão participativa, mas é como eu disse apenas quem tem o DOM para fazer as coisas funcionarem é que conhece a engrenagem do funcionalismo do projeto. Nestas próximas eleições municipais tem muita oposição que se diz oposição por modismo, mas pouco tem o conhecimento para administrar um problema. E o Ruy é um cara que conhece, que esta sintonizado nos problemas municipais e ele não precisara aprender a governar.

9. Temos fama de povo tolerante, pacífico.
Atos públicos nos dias de hoje procedem?
Digo, há sinais de que o apoio ou rejeição da
população aos governos, conscientizam?

Sempre fomos pacíficos, lutamos sim por nossas causa internas, como foi a Revolução Constitucionalista, lutamos contra a ditadura, Lutamos pelas diretas já, pintamos a cara e pedimos Impeachment de Fernando Collor de Melo, mas mesmo assim somos hoje um povo pacifista. Hoje quando o povo esta revoltado e quer fazer algo pra justificar sua revolta fazem isto nas urnas.
Quanto a sinais de apoio e rejeição Basta ver que a Senadora Marta Suplicy não foi reeleita em SP e o nosso ex-presidente Lula foi e é um dos mais queridos deste país.  Creio que nosso ex-presidente Lula um homem que participou de uma grande historia deste país com certeza se ele se candidatar novamente ele será eleito.




10. Rede de Esgoto na Praia é o assunto em pauta.
Chocante ou viável?

Bom particularmente eu sou a favor do movimento praia limpa.Quando digo limpa é totalmente limpa, ate sem esgotos basta ver que no Suarão já tem vazamentos, Na Praia de São Francisco em São Sebastião o povo convive com o Merdaduto na praia há 10 anos.Lá é impraticável vc tomar banho de mar...Resumindo se gasta menos em obra publica e muito mais em Saúde.Sou totalmente contra.

11. O espaço agora é só seu.
Bote a boca no trombone.

Eu Primeiramente quero agradecer a você pela oportunidade aqui me honrada em poder falar como cidadão de Itanhaem quero também agradecer a todos do seu blog por ter a paciência em ler tudo que eu falei acima...sei que para eles foi cansativo e quero dizer a eles que muita coisa vai mudar e eles sempre pode falar comigo no meu MSN : wagnerporitanhaem@hotmail.com  sempre estarei ali para ouvi-los e tirar algumas duvidas e ate debater.  Sei também que o Vice-prefeito Ruy Santos vai mudar a cara desta cidade no momento certo. E podem acreditaR Sempre que Ruy Santos será a solução.

Muito Obrigado,
Wagner Santos.

- Foto: Fábio Surfista.

Pense.


Crie uma imagem na mente.
Alguma coisa diferente
pra durar eternamente.
Ama e sente,
como se tivesse ganhado um presente.
A gente de repente
fica diferente,
pode até chorar contente
e sonhar muito mais!
Só seu próprio coração te entende.
Uma magia convincente
emudece, espera e
desfaz pesadelos.
Ternos instantes.
Delicados momentos.

Cecilia Fidelli.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nascer/Morrer


Juventude Transviada


Espero um beijo,
um afeto, um queijo,
um abraço ao sereno.
Mas "aquele abraço" imenso
e espero, há um certo tempo.
Quero até
esquecidas lágrimas de desilusões.
Quero o carinho
e a magia da noite desnuda.
Quero um encontro,
a essência,
o sentimento,
o brilho das estrelas.
Quero aqueles sons de antigamente,
das parada de sucessos,
vibrantes e quentes.
O sonho nunca acabou.
Ainda almejo paz e amor.
Dançar juntinho,
com aquele gostinho de proibido...
Sentir o perfume da adolescência
grudadinha num disco dos Beatles,
pronto pra pôr na vitrola.
Suar frio com o coração.
E o cheiro da cuba-libre,
misturado com poesia.
Depois do bailinho,
esperar o sol nascer na calçada,
na porta da padaria,
pra tomar o café da manhã.
Ouço Nara Leão,
mascando chicletes
e vem aquela vontade de voltar pra trás,
de estar na carteira da escola,
passando cola,
trocando olhares
com a saia justa
enrolada na cintura
só pra sair de mini-saia.
Ou cabular aula de educação física
pra fumar no banheiro escondido...
Ou então a aula de matemática
pra ir ao cinema com a turma,
encontrar com o namorado,
só pra olhar nos olhos e pegar na mão.
Pegar na mão demorava alguns meses.
Eram tantas as reticências,
Mas, descontraídas
incrìvelmente despojadas.
Faço questão de ainda usar crase.
Quero curtir um rock,
o mais bonito,
mais ingênuo,
como se ainda estivesse lá.
Não há como o tempo dizer:
- Vou pensar.
Mil novecentos e antigamente se foi.
E não volta nunca mais.

Cecília Fidelli.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pilhas de Dúvidas.

Tenho a chave do coração de alguém.
Você também tem?
Se eu pegar a chave e abrir?
Entro e procuro o que quero encontrar.
Em que cantinho será que está?
Eu também não sei.
O problema é ...
- E se eu vier a viver
uma aventura só minha?
- Sòzinha?!
Não vai ser tão bom assim.
- Será que ele vai se responsabilizar?
Bem... Talvez vá adorar.
É que eu vivo tão longe daqui.
Nunca tenho os pés no chão.
E o medo de ouvir algo como:
- O que é que você está fazendo aqui?
Pensando bem é melhor nem entrar.
Mas...
E se eu ouvir, volte sempre?
- Afinal, que direção devo tomar?
E se ele
já estiver me seguindo o tempo todo?
Qual é afinal o caminho do amor?
Labirintos?
Hum... tomara que ele diga: siga-me!
Impossível que eu não ouça.
Assim, só assim eu vou encontrar.

Cecília Fidelli.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Balanço Geral.

Sobre o infinito de nosso íntimo,
os enigmas
sobre o nada e sobre a $orte.
Esgotam-se as imaginações.
Eu prefiro não pensar.
Nenhum fragmento de idéias define.
Partículas íntimas negam ou afirmam
opiniões sobre quem criou o Universo.
A grande maioria não tem autonomia
para provar suas teorias,
nem sobre os desejos de $orte.
Origens/Destinos.
Inteligências obscura$ e nítida$,
apenas dividem delírios.
Almas e físicos.
Visões e suplícios,
vivenciando turbilhões de crenças
que enfatizam materialismos
perpetuando dúvidas e cismas.
Liberando inquietudes
quando o que importa
não é entender a origem da vida
nem desvendar destinos,
mas,
viver a vida,
exteriorizando laços de ternura.
Inclusive os distorcidos.
Apenas isso.

Cecília Fidelli.

Desamor.

Desamor.

Me intriga...
Tanta mentira.
Tanta dor tôsca
entregando-se à incertezas.
Mas cada um
guarda dentro de sí o que quer.
Insônias transbordantes.
Relatos de noites escuras
sem que possam fluir livremente.
Sonhos impossíveis sedando
e acelerando angústias.
Descortinando gritos de medos,
contínuas despedidas e
repetitivos erros.
Até tentam semear o amor,
entretanto,
ele vem infestado de espinhos.
Que história é essa?
Em busca da tal felicidade,
quase sempre,
pagamos um alto preço.

Cecília Fidelli.


domingo, 28 de agosto de 2011

Guerras.

Um dia vamos nos perguntar:
- Como tudo isso aconteceu?
A indignação
vai tomar conta das praças
e poderosos governantes,
vão se recusar a prosseguir
com a matança.
Se houver pena,
será meramente simbólica.
Liberdade,
igualdade
e
fraternidade
visívelmente conturbadas.
Já que vidas humanas,
quando se vão,
não voltam.

Cecília Fidelli.


Iluminados.

Ventos vindos do oceano.
Chuva
e poetas guerreiros,
que viram deuses.
Nos papéis que o tempo guarda,
sentimentos quentes,
vulcânicos.
Sentimentos tristes,
gelados.
Nos poetas,
mais do que...
em mais ninguém,
tudo se transforma
màgicamente em vida.
As inspirações,
deles,
não se separam.
Algumas curtas,
outras longas,
vibrantes ou tenebrosas,
sempre novas.
Correntes poéticas seduzindo,
transformando, influenciando.
Poetas.
Metade loucos,
metade pirados.
Mentes frequentadas por bruxos e fadas,
aos pés de fantasias acentuadas.
Energias que nem sempre se mostram
como realmente são.
São guardiãos dos versos,
tocados pelos raios da lua,
quase intocáveis.
Vivem em outras dimensões.
Descrevem o céu e o subterrâneos.
Cavam seus próprios túneis,
e então... emergem.

Cecília Fidelli.


Rallye


O farol do amor não se abre
para um coração cerrado.
Fica interditado.
No tráfego do amor,
ambos
tem que estar no mesmo sentido.
Acidentes de percurssos
acontecem.
E acontecem tão rápido.
Nem sempre é possível
implantar uma passarela.
Na engenharia do amor,
o que conta
é a alta velocidade!

Cecilia Fidelli


O livro das confissões.

Vem aí o novo livro de Kleiton Ramil.

O Livro das Confissões.
Uma Trilogia.
- Pequenas confissões

a um pré-adolescente
- Cruas confissões a uma adolescente.
- Grandes confissões a uma mulher.
.
Contatos e pedidos antecipados:
olivrodasconfissoes@gmail.com