Direitos Autorais -
Lei número 9.610 - de 19.02.1998.

Ao repassar, respeite os direitos autorais.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA na internet
Pela Regra Universal da Pronúncia Inglesa
ATOR tem som de eitor na maioria das palavras, veja:
elevATOR, stimulATOR, rotATOR, operATOR, aligATOR, gyrATOR, imitATOR e etc..
poucas são exceções, veja
PREDATOR préditor / ORATOR óritor / SENATOR sénitor /
COMO ENSINAR A REGRA:
Não se deve dizer ao aluno que tal palavra possui tal som e sim que tal palavra possui tal som por causa dos sons das LETRAS, DOS GRUPOS E DOS AMBIENTES que a compõem. Se alguém simplesmente disser que APPLE é épol ninguém estará ensinando nada, mas fazendo o papel do dicionário; e é claro que amanhã o estudante irá perguntar de novo, porque O PROFESSOR, no entendimento dele, é O DICIONÁRIO.
A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA a gente aprende e não esquece porque a repetimos milhões de vezes ao dia lendo em INGLÊS.
Os elementos fonêmicos básicos da REGRA são cerca de 1.000, confira: 26 letras do alfabeto. 26 letras, as que compõem as palavras. 600 grupos de letras e suas respectivas exceções, que ficam no quadrante da regra. 80 sistemas, que são os locais onde as vogais a gente as chama de maneiras diferentes por causa dos ambientes ortográficos e fonêmicos. Completam a REGRA as Homógrafas e Binômias.
GRUPOS com GRUPOS e LETRAS ISOLADAS
PSEUDONYM soa “síudinim” ( grupo PS, o P é mudo. Grupo EU soa íu forte. Letra D isolada soa d de dado. Grupo ONYM, soa “inim” fraco, tornando a palavra proparoxítona. ) Daqui a pouco esses grupos aparecem de novo em outras palavras, o que favorece à memorização da REGRA.
EX:
PSalm, PSychiatry, PSeudo
EUrope, fEUdal, nEUral, musEUm ( íu é a sílaba mais forte )
anthONYM, synONYM, homONYM ( sílaba mais forte é a vogal terceira de trás para frente. Logo ONYM é um terminal átono de som înim )
VIU COMO É FÁCIL?
Não 'chore' em inglês, 'sorria' em inglês
com
A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário