Direitos Autorais -
Lei número 9.610 - de 19.02.1998.

Ao repassar, respeite os direitos autorais.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ainda lembro...


Parte 1

Ainda me lembro, quando aqui eu cheguei,
Pelos índios recepcionados.
Muitos deles eu catequizei,
Muitos estiveram ao meu lado.

Ah! Quanto tempo...
Até Martim Afonso aqui passou,
Nestas areias eu escrevi,
Minhas historias e ate tormentos...

Hoje volto a estas areias,
Repousado a noite em “minha Pedra”,
E o mar novamente a observar.

Que muito de minha época modificou,
Mas estou decepcionado,
Com o objetivo alcançado.

Parte 2

Que tamanha decepção,
Sinto dores no coração,
Em ver como esta meu povo querido,
Sejam Índios brancos e negros.
Etnias desta nação.

A minha Selva esta mudando,
Pela praia vou Caminhando,
E o Convento se desmanchando,
Itanhaem vai se modificando.

Meu poçinho ainda continua,
Mas a verdade é Cruel e dura,
E as praias cheias “de cano”.

Fizeram em Minha Homenagem,
Uma Estatua, a minha imagem,
E com Itanhaem, acabaram com o encanto.

Assinado: Padre José de Anchieta.


Autor: Wagner Santos:
Escritor, compositor.
Pertence a UBE
- União Brasileira de Escritores -

2 comentários:

  1. O processo de urbanização é cruel, mesmo. destroi a natureza, modificA A PAISAGEM E A VIDA DAS PESSOAS...
    A mistura de etnias não possibilitou uma homogeneidade cultural justa. A cultura européia sempre se sobresaiu... As injustiças sociais herdadas, foram agravadas.

    ResponderExcluir