Direitos Autorais -
Lei número 9.610 - de 19.02.1998.

Ao repassar, respeite os direitos autorais.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Biblioteca Nacional do Brasil.


Com sede em um majestoso prédio
inaugurado em 1910,
a Biblioteca Nacional do Brasil
é uma das oito maiores do mundo.
Mais antiga que o Senado Federal
ou que a própria República,
a Biblioteca Nacional
tem sua origem ligada
à Biblioteca Real,
trazida ao Brasil em 1808
pela Família Real.
Seu acervo – 9 milhões de itens,
se expande constantemente,
graças a aquisições de coleções raras,
doações ou pelo cumprimento
da lei do Depósito Legal
(toda obra publicada no país
deve ser remetida à BN).
Sua principal missão é guardar
e preservar a cultura letrada
do país e, assim, defender
e preservar a língua
e a cultura nacionais.
A partir de 2011,
a Fundação Biblioteca Nacional,
instituição criada há 20 anos
pelo Ministério da Cultura,
também é responsável pela formulação
e execução das políticas públicas
do livro e leitura no Brasil.

4 comentários:

  1. Maria Antonieta Cunha é a nova Diretora do Livro, Leitura e Literatura, órgão responsável pelas políticas públicas do Ministério da Cultura para esta área e que, a partir de agora, passa a fazer parte da estrutura da Fundação Biblioteca Nacional. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela já foi secretária de Cultura e presidente da Fundação Cultural de Belo Horizonte.

    Considerada uma das mais conceituadas especialistas em leitura do país, com excelente trânsito nas áreas da educação e da cultura, ela estava á frente do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Ela assume com o compromisso de dar prosseguimento às ações desenvolvidas pela Diretoria e também criar novos projetos e programas, no âmbito do MinC, nos quatro eixos do PNLL.

    Fabiano Piúba, que ocupava a função, vai trabalhar no Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe), que tem como presidente do seu Conselho outro brasileiro, Galeno Amorim, atual presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

    ResponderExcluir
  2. Este ano, o Brasil vai participar pela primeira vez com estande próprio da Feira do Livro de Londres, um dos mais importantes eventos do mercado editorial internacional, que reúne em média 25 mil profissionais de todo o mundo em três dias dedicados sobretudo à negociação de direitos autorais.

    O acordo foi fechado esta semana pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. A edição de 2012 da feira inglesa, que acontece de 16 a 18 de abril, terá como foco a China. A participação mais incisiva do país em Londres faz parte de uma estratégia de ampliação da presença nacional em grandes eventos editoriais. Ainda em 2012, o Brasil será o país homenageado da Feira de Bogotá (Colômbia), que acontece de 18 de abril a 1º de maio. Em 2013, a Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo, terá o Brasil como convidado de honra pela segunda vez. E em 2014, o país será o protagonista da Feira do Livro Infantil de Bolonha, a mais tradicional do gênero.

    (O Globo, Prosa e Verso, 18/02/2012)

    ResponderExcluir
  3. DIA DO BIBLIOTECÁRIO
    BN celebra o Dia do Bibliotecário

    A Biblioteca Nacional fará uma grande festa para comemorar o Dia do Bibliotecário, festejado em 12/03. Além de uma progamação especial, com seminário internacional e mesa-redonda para debater o mercado de trabalho no Brasil, haverá um grande sarau. Realizado em parceria com o Conselho de Biblioteconomia do Rio de Janeiro e o Instituto Goethe, o evento é gratuito, e será realizado no Auditório Machado de Assis e no Jardim da BN, no Rio de Janeiro. As inscrições poderão ser feitas através do email bibliotecario@bn.br e as vagas são limitadas.

    ResponderExcluir
  4. Obras da preciosa Coleção de Emblematas da Biblioteca Nacional serão exibidas ao público, a partir do dia 27/02, na Divisão de Obras Raras da BN. Os livros de caráter moral, fundamentados na literatura clássica e religiosa e muito populares na Europa dos séculos XVI, XVII e XVIII, compõem a mostra Ao Pio Leitor... A Virtude: Caridade é Amor, que abre uma série de exposições com obras raras sobre cada uma das Sete Virtudes. A imagem ao lado, que integra a mostra, faz parte da obra Theatro moral de la vida humana, de Otto Van Veen, publicada na Bélgica, em 1701, um dos mais famosos livros de emblemas de todos os tempos. Até 13/04. Entrada franca.

    ResponderExcluir